quarta-feira, 22 de julho de 2009

Manifestantes pedem o fim dos rodeios em frente à Alerj e são apoiados pelo deputado estadual André Lazaroni

Cerca de 50 ativistas se juntaram para pedir o fim dos rodeios, em frente à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na tarde de terça-feira, dia 21 de julho. Empunhando faixas e ao som de uma “batucada”, os animados manifestantes chamaram atenção de quem passava pelo centro da cidade gritando em coro palavras de ordem como “Fora Rodeio” e “Rodeio é Exploração”.


O ato, que durou aproximadamente duas horas, marcou com sucesso o início das atividades da Frente Abolicionista de Rodeios do Rio de Janeiro (FARO-RJ), grupo que propõe a criação de uma lei que proíba rodeios e outros espetáculos afins em todo o estado. Ao final da manifestação, representantes da FARO-RJ, do núcleo carioca da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB-RJ) e do coletivo Odeio Rodeio, com o auxílio de veterinárias, reuniram-se com o deputado estadual André Lazaroni (PV) para começar a elaborar o projeto de lei


No entanto, antes de pôr o projeto na pauta da assembléia, a lei estadual 3.021/98 dos então deputados Ary Brum e Washington Reis, que autoriza a realização de rodeios e vaquejadas no estado, precisa ser revogada. Apesar da atividade ser legalizada e até mesmo considerada esporte, a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais coíbe veementemente qualquer atitude de abuso e maus-tratos a animais. Em algumas cidades brasileiras, como no Rio de Janeiro, os rodeios já são proibidos por lei ou por decisão judicial.


Para finalizar o ato, os ativistas saíram em caminhada pelas ruas da cidade e aglomeraram-se na porta do Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral do Estado, órgãos encarregados de garantir que os direitos animais, humanos e não-humanos, sejam respeitados. A manifestação contou com a presença de ativistas de todo o país e, inclusive, do exterior, que estão na cidade do Rio em ocasião do 12º Festival Vegano Internacional, evento que será realizado entre os dias 22 e 25 julho, na PUC.





3 comentários:

Unknown disse...

links para ver os videos da manifestação:

http://www.youtube.com/watch?v=YgyOeG73lWk

http://www.youtube.com/watch?v=1ABlbU8Q1JA

Unknown disse...

olá pessoal!
queria muito participar das manifestações.
pena que fiquei sabendo dessa tarde demais.
participo do vista-se.com e postei no grupo do rio de janeiro uma ideia sobre uma manifestação que poderíamos organizar pra vaquejada de xerem que vai rolar nos dias 15 e 16! a galera não se manifestou mto... eu to entrando nessas paradas agora... não tenho mtos contatos, gostaria de participar de uma organização mesmo, onde tivesse essas manifestações, tudo que eu leio ou recebo são de protestos em sp.
entrem em contato comigo! amandabada@hotmail.com
desde já agradeço atenção.
(((boa semana)))

V disse...

Muito legal a iniciativa de vocês.
Sou estudante de jornalismo e estou fazendo um trabalho a respeito de proibição de rodeios. A angulação da matéria e sobre como estas organizações contra rodeios, e de defesa dos animais efetivamente afetam a aprovação de leis de proibição, etc.

Será que poderiam me dar um e-mail de contato? grata. Meu e-mail é veridiana.lima@hotmail.com